A FADIVA, é uma instituição privada de ensino superior e é mantida pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VARGINHA – FUNEVA, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, com sede à Praça das Nações, 108, Vila Pinto, Varginha, MG. Seu código de identificação junto ao Ministério da Educação é 141.

A IES tem seu campus localizado na Rua José Gonçalves Pereira, 112, Vila Pinto, em Varginha/MG, na mesorregião do Sul de Minas Gerais, cuja população, em 2022, já alcançava os mais de 140.000 habitantes, segundo dados do IBGE.

A região contempla, além de atividades agropastoris, atividades industriais e atividades comerciais. Destaca-se ainda o perfil mercantil, em face da existência de um porto seco na cidade.

A FADIVA foi constituída, em meados do século XX, fruto de uma antiga aspiração e necessidade da comunidade varginhense. Varginha, através de suas lideranças, começou a se preocupar com a implantação de uma instituição de ensino superior, a fim de evitar o deslocamento de sua juventude universitária para os grandes centros.

Desde 1963, sob a liderança de Juízes da Comarca e de um grupo de advogados de Varginha e região, iniciou-se um grande esforço conjunto, objetivando a criação da Faculdade de Direito de Varginha. A IES foi credenciada pelo Decreto Federal n.º 57.932, publicado no DOU de 14/03/1966. O curso de graduação em Direito foi autorizado pelo Decreto Federal nº 57.932 de 09/03/1966, publicado no DOU de 14/03/1966, com 200 vagas previstas no ato da criação, contando, entretanto, com 360 vagas devidamente autorizadas atualmente.

IES tem como missão: “Promover o desenvolvimento humano e social através da difusão de conhecimentos, da formação ética, da competência profissional e da responsabilidade social” e durante os seus mais de 50 anos de existência, a FADIVA, em consonância com a sua missão, já formou mais de 10.000 alunos, dentre esses inúmeros profissionais da área jurídica.

A FADIVA atua na formação acadêmica, no âmbito da graduação e da pós-graduação lato sensu, em Direito como faculdade isolada, com o curso presencial único de Direito. Quanto à pós-graduação, atualmente, a FADIVA oferta o curso de Especialização em Direito Registral e Notarial, com ênfase na prática.

Comprometida com a melhoria de seus resultados e com a implementação de seu planejamento estratégico a FADIVA, em 2012 obteve, através da avaliação in loco nº 89099, realizada em maio de 2012, o Conceito de Curso nota máxima, ou seja, CC – 05 (cinco) no seu curso de Direito. Também em 2015, através da avaliação in loco nº 110136, realizada em maio de 2015.

Salienta-se que, conforme relatório de Avaliação in loco do MEC, nas duas últimas visitas para avaliação do curso, e o Curso de Direito da FADIVA obteve, por duas vezes, a nota 5 (cinco), nota máxima auferida pelo MEC para os cursos avaliados.

Em nova avaliação, ocorrida em 2017, o CI foi de nota quatro (04), conforme Avaliação Externa de nº 1.451, com publicação no dia 16 de novembro de 2017.

 

 

Dirigentes da Faculdade de Direito de Varginha
Diretor: Prof. Álvaro Vani Bemfica
Coordenadora do Curso de Graduação: Profa. Márcia Rabêlo de Rezende

Dirigente da Fundação Educacional de Varginha
Presidente: Júnia Bemfica Guimarães Cornélio

 

 

eMEC

 

 

 

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.