23/07 - Programa de Apoio a Egressos traz novidades: entrevista com egresso Bruno Torquete. Confira!

A Faculdade de Direito de Varginha e sua mantenedora, a Fundação Educacional de Varginha, promovem mais uma atividade com seus egressos. Desta vez, estão coletando depoimentos de profissionais graduados na instituição acerca de sua vida após a conclusão do curso e, ainda, como foram e de onde surgiram as oportunidades profissionais.

“Coletar informações sobre as descobertas pós formatura, dificuldades, sonhos e conquistas de um recém formado podem servir como orientação ou até mesmo como um alerta para os futuros concluintes do Curso de Direito. A FADIVA quer passar para seus alunos a visão de seus egressos, de diferentes turmas e épocas, para que os alunos possam criar suas próprias expectativas em cima de fatos reais narrados por colegas que já passaram por situações que eles logo passarão”, informou a responsável pelo Programa de Apoio a Egressos, Daniela Cazelato.

Através do Programa de Apoio a Egressos será publicada, periodicamente, uma entrevista com um profissional graduado pela FADIVA, além de cadastrar seus egressos para envio de comunicados acerca de palestras e outras atividades institucionais, também tem como objetivo conhecer o perfil de seus eternos alunos e compartilhar estas descobertas com os atuais alunos, .

A estréia da atividade será com Bruno Torquete Barbosa, graduado na turma de 2003, e que hoje reside em Rondonópolis/ MT.

FADIVA: SEU OBJETIVO SEMPRE FOI A ADVOCACIA?
Por influencia de professores como Naylor Salles Gontijo, Morvan Acayaba de Rezende, Márcio Nogueira, José Fernando Ribeiro Carvalho Pinto, entre tantos outros, acabei descobrindo no curso uma vocação para a advocacia, que ainda era inédita na minha família.

A grande maioria dos meus colegas pensava em concursos públicos como a melhor, ou até a única saída para um recém-formado em direito. E isso me motivou inclusive, quando da participação do Concurso de Oratória do ano de 2.003, a discorrer sobre a importância do egresso em se dedicar à advocacia.

FADIVA: VOCÊ ESTÁ EM RONDONÓPOLIS. A ESCOLHA POR UM LUGAR LONGE ESTÁ RELACIONADA À FAMÍLIA OU PROFISSIONALMENTE MESMO?
Minha busca por um lugar ao sol na carreira da advocacia me fez olhar para dentro do país, e no ano de 2.004 me mudei para Rondonópolis – Mato Grosso, onde desde então atuo junto a uma banca de advogados. Em 2006, conclui especialização em Direito Tributário e em 2.008 comecei a lecionar na Unir – Universidade de Rondonópolis, que hoje integra o grupo Kroton, que possui unidades em todo país.

FADIVA: ASSIM COMO SEUS MESTRES INSPIRADORES, VOCÊ TAMBÉM SEGUE A CARREIRA DOCENTE. QUAL VOCÊ PREFERE: ADVOCACIA OU A DOCÊNCIA?
Posso dizer hoje que meu coração se divide entre a advocacia e a sala de aula. Acredito que principalmente, mesmo contrariando recomendações didáticas, resolvi me envolver completamente com as questões dos alunos. Lembro-me de mestres que passaram por minha vida e que realmente sabiam quem eu era ou conheciam um pouco da minha história, e partilhavam comigo as experiências deles, e esse se tornou meu objetivo.
Hoje estar à frente de uma sala de aula se tornou um momento de encontrar amigos e trocar experiências. Acabei me tornando um professor que está presente na vida do aluno desde os primeiros passos da graduação até após a colação de grau no início da carreira.
Leciono para primeiros, terceiros, quartos, quintos, nonos e décimos semestres, e mais uma vez lembrando-me da época da Faculdade de Direito de Varginha onde eu me encantei pelo núcleo de práticas jurídicas, hoje na Unic – Campus de Rondonópolis sou um dos professores orientadores do Unijuris, nosso núcleo de práticas, desta forma crio um vinculo de confiança com nossos alunos que mesmo após se formarem e começarem a advogar, ainda me procuram para conversarmos sobre os casos que atuam. O melhor de tudo é que essa experiência é sempre uma via de mão dupla, brilhantes alunos, me ajudam muito com seus conhecimentos e experiências, que me servem tanto na atuação como advogado, como nas salas de aula.

FADIVA: AINDA CONSEGUE TEMPO PARA OUTRA ATIVIDADE?
Outra atividade que se tornou um vício em minha vida é acompanhar o desempenho dos alunos nos Exames da OAB, sendo que em cada exame minha satisfação aumenta, pois os índices de aprovação sempre se superam. Assim que aprovados os alunos e ex-alunos passam a fazer parte de um grupo que eu tenho um carinho todo especial de jovens advogados e advogadas, onde trocamos experiências, e nos ajudamos.

FADIVA: VOCÊ DISSE QUE SEUS PROFESSORES DEIXARAM MARCAS EM VOCÊ. CLARO, QUE ASSIM COMO SEUS MESTRES VOCÊ TAMBÉM QUER SER LEMBRADO E SER EXEMPLO. VOCÊ CONSEGUE VER A CONCRETIZAÇÃO DESSE OBJETIVO?
Em razão da bondade e do carinho gratuito desses alunos, venho sendo homenageado por algumas turmas que se formam em nossa instituição, o que me alegra muito, mas com certeza é imerecido. Tenho a honra de ser nome de turma, amigo da turma, e outras homenagens em placas que ficarão para sempre nas paredes de nossa instituição. Mas o que verdadeiramente faz diferença pra mim é ficar marcado no coração desses alunos como muitos professores e funcionários da Faculdade de Direito de Varginha ainda são em minha vida, referencias pessoais e profissionais.

FADIVA: QUAL A MELHOR EXPERIÊNCIA DE UM DOCENTE?
A experiência da partilha de conhecimento, da possibilidade de aprender com os alunos, e de nunca parar de se atualizar é uma grande recompensa que um professor pode receber, mas não tenho dúvidas que essa relação interpessoal, as novas amizades, parcerias, e o orgulho que sinto ao ver ex-alunos em seus primeiros passos e primeiras conquistas, me farão ser professor pra sempre. Tive a honra de ter professores que até deixar essa terra, não se ausentaram da sala de aula, e esses exemplos, se Deus permitir me guiarão como educador.

Com certeza este depoimento do professor Bruno fará muitos alunos refletirem sobre seus sonhos e suas descobertas profissionais. 
“Embora tenhamos formados inúmeras turmas, inúmeros alunos que alcançaram lugar de destaque profissionalmente, depoimentos como este ainda nos emociona muito. Nosso objetivo como educadores não é apenas passar conhecimento jurídico, mas, também, o desenvolvimento social e humano. Saber que fomos inspiração para um professor tão dedicado como o professor Bruno deixa-nos honrados e emocionados, certos de que estamos cumprindo nosso papel como educadores e formadores de cidadãos de extrema sensibilidade para com o próximo”, refletiu o Coordenador do Curso de Direito da FADIVA, Prof. Francisco Vani Bemfica.

Quer compartilhar com a FADIVA sua experiência profissional? Envie um breve relato de seu perfil profissional para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Só faz Direito quem faz FADIVA!

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.