Acadêmicos do 10º período visitam o NUCAP

g

 

Em 09 de agosto de 2018, acadêmicos do 10º Período “A” do noturno da Faculdade de Direito de Varginha, realizaram visita orientada ao NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO PARA PAZ – NUCAP. No local foram Recepcionados pela Psicóloga Jusciléia de Paula Freu que explanou a respeito da organização para os acadêmicos, narrando que:

A NUCAP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada em Varginha/MG, desde junho de 2010. Atuam na área de acolhimento e proteção à criança e ao adolescente, além de fomentar os direitos humanos para a população em restrição de direitos. Sua Missão é desenvolver e implantar programas e projetos que capacitem sujeitos sociais em restrição de direitos e/ou situação de vulnerabilidade social, bem como suas famílias, auxiliando na sua reinserção social.

Atualmente desenvolvem os seguintes projetos: Projeto Mães que Cuidam; Atuação Social da Enfermagem; Atendimento Psicológico; Atendimento Social; Atendimento Educacional; Atendimento da Justiça Restaurativa e ES.PE.RE; Medidas Restritivas de Direito; Grupos de Conscientização das Restritivas de Direito; Curso ES.PE.RE para Restritiva de Direito.

O atendimento da justiça restaurativa: é feito por mediadores e profissionais capacitados para executar o atendimento. Como parte de um processo colaborativo, no qual os infratores decidem participar. O projeto estrutura-se basicamente em torno de encontros individuais e em grupos. O trabalho é desenvolvido por meio da metodologia ES.PE.RE (Escola de perdão e reconciliação), criada em 2001, em Bogotá, Colômbia, pelo Padre Leonel Narváez, e ganhadora de vários prêmios internacionais (inclusive da UNESCO).

Medidas Restritivas de Direito: Os sentenciados/reeducandos são acolhidos, recebem atendimento e são encaminhados conforme necessidade individual. São constantes os casos de dependência química, alcoolismo, lei Maria da Penha, porte Ilegal de armas, furtos diversos, entre outros. Além de atividades laborativas, participam de atividades psicológicas em grupo com a finalidade de conscientização sobre as causas dos delitos e dos crimes cometidos.

Grupos de Conscientização das Restritivas de Direito: Os reeducandos encaminhados pela Vara Criminal para a conscientização quanto aos delitos e crimes cometidos são acolhidos e trabalhados pela área psicológica do NUCAP. Chamados de Grupos de Conscientização das Medidas Restritivas de Direito, as pessoas participantes têm a oportunidade de repensarem e reviverem, sob novos aspectos, a situação de violência e/ou transgressão à lei praticada e já julgada pela justiça.

Curso ES.PE.RE para Restritiva de Direito: O NUCAP também oferece, gratuitamente, o curso de Reconciliação e Perdão aos sujeitos em medidas restritivas de direito encaminhados pela Vara Criminal de Varginha.

 

- Informações enviadas pela acadêmica Ingrid Daré

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.