Audiência simulada da disciplina de sociologia julga fato histórico da vida de Lampião

 

IMG 2165

 

Na semana passada os acadêmicos do segundo período do curso de Direito da Faculdade de Direito de Varginha deram continuidade na atividade da disciplina de Sociologia. Os estudantes prepararam uma audiência simulada com base em um personagem polêmico da nossa história: Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. A audiência teve como base uma história real, no qual Lampião foi acusado de matar o fazendeiro Manuel Salina.

Na primeira fase da atividade os acadêmicos encenaram, no Salão Nobre da instituição, o fato que seria julgado, com trajes típicos da história, período e região no qual o caso se passou. Para preparar a audiência simulada, que seria apresentada no dia seguinte, os estudantes contaram com a colaboração de dois advogados e egressos da FADIVA: os doutores Renato Klen e João Paulo Figueiredo Martins, orientando e fazendo o papel de juiz, respectivamente.

Os jurados foram sorteados entre os presentes e tiveram que julgar o personagem Lampião com base no que era apresentado pelos advogados de acusação e defesa. Para todos que assistiram ficou evidente que a desenvoltura dos acadêmicos, tanto no teatro quando na audiência, foram fruto de muita pesquisa e dedicação. Ao final, o réu foi absolvido pelo tribunal do júri.

Essa é uma atividade que acontece todos os anos na FADIVA, desenvolvida pela professora da disciplina de sociologia, Dra. Sunita Mourão, com o apoio dos acadêmicos do segundo período de Direito e do advogado Renato Klen. Parabenizando dois organizadores e acadêmicos pela atividade apresentada esse ano, a faculdade também agradece a presença do egresso João Paulo Figueiredo Martins.

Informativo da FADIVA

IMAGE INSCREVA-SE no I Seminário Nacional de Direito Processual Civil
Sexta, 15 Março 2024
        CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER! Leia mais...
IMAGE E aí, já viu os Editais da Iniciação Científica? Se atente ao prazo!
Sexta, 15 Março 2024
Não perca os prazos!ACESSE OS EDITAIS NESTE LINK!   Leia mais...
IMAGE Inscrições Abertas para as eleições do Diretório Acadêmico
Sexta, 09 Fevereiro 2024
A Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) tem o prazer de informar a toda a comunidade acadêmica que as inscrições para as eleições do... Leia mais...
Política de Privacidade e Termos de Uso
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" ou continuar navegando em nosso site e demais serviços, você concorda com estas condições.